Leia os artigos que a Dra. Carolina Lopes escreveu especialmente para você!
COMER EM PAZ É BOM PARA A SAÚDE
Você tem tido uma boa refeição ultimamente?
📲👥 Estamos vivendo na era do compartilhamento, não só o virtual, mas também de tempo. Tornou se rotineiro fazer as refeições em grupos além dos familiares, o “comer compartilhado” é um ato de extrema importância para o equilíbrio psicoquímico do organismo, mas exige cuidados, de acordo com o Dr. José Alves Lara Neto, médico nutrólogo e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Nosso organismo está diretamente ligado ao sistema nutroneuro metabólico, que tem a função de regular o corpo e a disponibilidade energética do indivíduo, buscando adaptações durante o processo de alimentação.🍴
Toda alteração influencia diretamente, provocando mudanças químicas e respostas fisiológicas, alterando o comportamento e desencadeando compulsividades.
No momento das refeições em grupos, nos atentamos mais ao contexto em que estamos inseridos, fazemos avaliações e entramos em sintonia com o universo das pessoas ao nosso redor e é neste momento em que devemos nos atentar para não deixar nenhum sentimento negativo interferir e causar alteração neste processo, pois projetamos nossos sentimentos em sensações fisiológicas como por exemplo, quanto mais ansioso ou estressado o indivíduo estiver, mais irá exagerar na alimentação, causando assim o desconforto físico. E o tempo entre as refeições também deve ser avaliado e regulado, pois uma alimentação balanceada e com horários de intervalos corretos trazem benefícios físicos e psíquicos.
É extremamente importante ter uma sintonia entre os aspectos nutricionais, a duração e o ambiente em que se come.
Mente sã, corpo são!💭 💛